Como desentupir fossa com soda caustica

Como desentupir fossa com soda caustica

Como desentupir fossa com soda caustica, é comum que desentupimentos sejam feitos em casa utilizando soda cáustica, principalmente.

Que costuma entupir por excesso de gordura nas paredes do cano. Esse é realmente um dos métodos mais eficientes, mas se não for feito da maneira correta, ele pode piorar a situação.

Pois uma pequena obstrução pode acabar tornando-se um entupimento completo e dependendo do caso (e por isso não deve-se usar em canos de PVC), a soda cáustica pode corroer o cano e causar vazamentos.

Embora isso seja raro. Para evitar que isso aconteça, não utilize a soda cáustica repetidamente como método de desentupimento, assim você não desgasta o encanamento.

Sempre que for desentupir fossa utilizando tal método, jogue água quente no encanamento antes, para que o produto não fique grudado nas paredes, daí então realize o processo.


Como utilizar soda cáustica corretamente ao desentupir o encanamento

-Coloque no cano cerca de 50 a 150gr de produto no cano (isso depende do grau de entupimento, quanto mais grave, mais soda deve ser colocada, mas sem exageros).

-Após deixar a soda cáustica agir por alguns minutos, jogue uma grande quantidade de água quente (1 a 2L), com cuidado para não espirrar, pois ela se misturará com a soda cáustica no cano.

-Verifique se o cano desentupiu jogando mais água (sempre quente ou morna!)Caso não tenha funcionado, repita o processo somente uma vez.


Como preparar Soda Cáustica para desentupir canos?

Quando os encanamentos de sua casa acabam entupindo normalmente o problema é relacionado com excesso de gordura que se fixa na tubulação, isso acaba restringindo (em alguns casos completamente).

A passagem da água, é o que chamamos de cano entupido. Existem diversos métodos para proceder ao desentupimento dos canos, entre eles vale citar produtos como Soda Cáustica, Diabo Verde.

Ou mesmo meios mecânicos como arames, máquinas para desentupir e outros. Aqui vou dar duas dicas interessantes de como poderá potencializar os efeitos da soda cáustica sobre a gordura que está nos canos.


Soda cáustica muito forte!

Se seu encanamento está completamente entupido e a água demora horas para passar, ou mesmo nem passa mais, o primeiro passo é deixar que o cano fique sem água (esperar a água baixar ou drenar).

Prepare normalmente a solução de soda cáustica com água quente e despeje no cano a ser desentupido, após isso despeje neste mesmo cano metade da quantidade de água com soda cáustica de vinagre.

Por exemplo, se usou 1 litro de soda castiça use meio litro de vinagre. É normal que esta solução produza vapores, que podem irritar as vias aéreas com mau cheiro e também espuma. Não tampe o ralo, e é importante.

Este método fará com que toda a gordura que esteja na tubulação seja retirada, cerca de 3 horas depois abra a torneira para deixar a água fluir normalmente, se por acaso ainda assim não surtir efeito.

O melhor mesmo é chamar um profissional. Este método é bastante indicado para casos em que o entupimento ainda não está tão severo ou mesmo para casos em que não pretende produzir mau cheiro no ambiente.

Não é tão forte quanto o anterior, mas também é forte. O preparo da soda cáustica neste caso é muito simples, prepare a soda cáustica normalmente, após isso basta acrescentar um pouco de sal na solução.

Não exagere no sal, apenas um pouco será suficiente para tornar a solução ainda mais cáustica e corrosiva. Despeje a solução na tubulação e aguarde algumas horas até que faça efeito!

AVISO: Soda cáustica pode ocasionar acidentes graves, use luvas e óculos de proteção!


Conheça os riscos de usar esse produto para desentupir

Vamos direto ao ponto o primeiro risco que você pode correr ao utilizar esse produto tem a ver com sua própria saúde. Sim, muitas pessoas acabam esquecendo, porém, a soda cáustica é uma solução química corrosiva poderosa.


O contato com a pele é o suficiente para causar queimaduras químicas graves.

Normalmente, as pessoas acabam misturando a água quente com a soda cáustica. Parece interessante a combinação, não é mesmo? Porém, é preciso ter cuidado com a reação entre esses dois elementos, pois é bastante forte.


E não se engane, viu?

Manusear soda cáustica é sempre uma tarefa complicada. A coisa é tão grave que para utilizá-la é preciso utilizar equipamento de proteção. Dentre os equipamentos, destacam-se: máscara, óculos, luvas e botas de borracha.

O vapor liberado pela soda cáustica é nocivo para a saúde e deve evitar ser respirado. Tenha sempre em mente que o manuseio feito de forma incorreta praticamente coloca sua vida em risco e pode trazer consequências irreversíveis.


Não utilize soda cáustica para desentupir canos!

A dica mais aplicada, comprovada por especialistas, é não utilizar a soda cáustica para desentupir, principalmente canos. A ideia é que seja evitado vários riscos e uma série de problemas para a tubulação.


Joguei a soda cáustica na pia e não desentupiu!

Quando a soda entra em contato com a gordura e água, ela se solidifica dentro do cano, entupindo ainda mais o encanamento. Muitas pessoas tentam fazer o uso da soda e além de não desentupir, piora o problema.

É comum atendermos chamados para desentupir canos, pias, vasos em que foram utilizados a soda cáustica. Esse é um entupimento que dá um certo trabalho e geralmente precisam ser resolvidos por empresas profissionais.


Usei soda cáustica para desentupir e agora estou com vazamento

A soda pode ferver dentro do cano. Devido a reação com a água, ela aquece e isso pode causar o amolecimento do cano PVC, podendo originar quebras, vazamentos e rachaduras.

Vamos combinar que não existe coisa mais agradável e confortável do que prevenir os problemas, não é mesmo? Então, use apenas água quente. É muito simples uma vez por semana, esquente 1 litro de água.

E despeje nos canos, principalmente da cozinha. Feito isso, jogue 1 litro, agora de água fria. Esse procedimento possibilita que a água quente derreta as sujeiras, enquanto a fria empurra a gordura para fora do encanamento.

Fazendo isso uma vez por semana, as chances de entupimento diminuem consideravelmente, e a vida das suas tubulações são restauradas. Legal, não é mesmo? Mas você deve estar pensando.

E em ambientes industriais e empreendimentos? Como devo proceder? Simples, da mesma forma. Não importa muito se você fará isso na sua casa ou na empresa de envelope awb, por exemplo.

Isso porque você ainda pode realizar, em maiores proporções, essa técnica sem que coloque sua vida em risco e comprometa as tubulações do seu empreendimento. Bem interessante, não é mesmo?

Então, não perca mais tempo, e abra a mão do uso de soda cáustica. A soda cáustica é um produto de grande utilidade em casa, e uma delas é desobstruir os canos entupidos. Um cano entupido pode criar um grande.

Problema para você. Para remediar, pegue um copo de soda cáustica e despeje-o na pia entupida. Em seguida, despeje 2 xícaras de água fervente, espere 30 minutos e deixe a água circular.

E veja se o entupimento foi parcial ou totalmente eliminado. Se tiver melhorado, repita a operação. Se não tiver melhorado, não repita este método, porque se houver gorduras no tubo, pode se criar glicerina.


Lembre-se, a soda cáustica:

-É um material altamente corrosivo

-Sempre tem que ser manuseado com muito cuidado

-Evite que entre em contato com outros produtos ou com sua pele

You may also like