Como evitar entupimento de caixa de esgoto

Como evitar entupimento de caixa de esgoto

Como evitar entupimento de caixa de esgoto, para ter uma casa sempre limpa e arrumada, não basta usar os melhores produtos de limpeza.

E apostar numa boa organização, se o esgoto está fétido e tomando todos os ambientes, afastando as visitas e incomodando os moradores. O esgoto faz parte da casa e é fundamental que esteja sempre limpo.

Sem obstruções e com o trajeto da água livre, para que seu funcionamento seja completamente eficaz. Porém as vezes o esgoto dá sinais de falhas, com entupimentos ocasionais até a completa obstrução.

E quando isso acontece é um grande contratempo. Para evitar entupimento de caixa de esgoto, é preciso seguir algumas mudanças de hábito e agir rapidamente quando tiver pequenos entupimento pelo caminho.


Quais os maiores contratempos da rede de esgoto

OS entupimento de caixa de esgoto não acontecem de um dia para o outro, mas leva tempo e muita sujeira depois. A rede de esgoto brasileira foi feita para suportar água e dejetos sólidos fisiológicos, e não lixo residual como restos de alimento.

E até lixo descartável. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), são feitos mais de 60 mil desentupimentos por ano no estado, sendo que só na capital é mais da metade, 32 mil.

Apesar de muitos casos de entupimento de caixa de esgoto serem causados por chuva abundante e outras situações externas, grande parte dos entupimentos acontecem devido a lixo descartado de forma incorreta nas tubulações.

Além de óleo de cozinha usado. Além de ser um problema de limpeza pública, ainda compromete o meio ambiente. É necessário que a população mude seus hábitos para que entupimento de caixa de esgoto e todos os tipos de contratempos vindos.

Quando o entupimento acontece internamente, ou seja, dentro das residências, ele pode ser parcial ou total. Quando o entupimento é parcial, ele está dando sinais de falhas e os moradores devem ficar atentos a situações.


Entupimento de caixa de esgoto que precisam ser solucionadas rapidamente:

Água que volta ou ao dar descarga no banheiro, sobe e demora para escoar; agua que fica represada no ralo da pia da cozinha ou dos banheiros e lavanderia, escoando aos poucos ou apenas com ajuda de um desentupidor;

Água que fica represada ou volta pelos ralos do banheiro e quintal.

Todas essas situações são sinais de que algo está obstruindo o caminho da água e é necessário que algo seja feito, antes que o problema se agrave. A primeira dica e a mais importante é jamais jogar qualquer tipo.

De detrito nas tubulações. Papel higiênico, absorvente, objetos como escova de dente, e até restos de sabonete, devem ser descartados sempre em lixo comum ou reciclável no caso da escova, e nunca na rede de esgoto.

Com o tempo, esses objetos e lixo vai se acumulando em algumas áreas do encanamento, em especial nas áreas de curva, e obstruindo aos poucos o caminho. Outro problema grave é descartar óleo usado de fritura.

No encanamento da cozinha e não possuir caixa de gordura. O óleo de cozinha é muito prejudicial ao encanamento, pois ele age formando placas de gordura que vão obstruindo o caminho da água. Além disso, em algumas áreas.

Pode haver até a formação de uma massa dura que na verdade é o óleo petrificado, e dentro das tubulações é uma das maiores causas de obstruções totais em residências. A caixa de gordura é um dispositivo que evita.

Que o descarte do óleo seja misturado a água e esse tipo de obstrução se torna mais difícil. Mas mesmo com a caixa de gordura, o indicado é sempre descartar o óleo em garrafas pet e entregar em postos de coleta de óleo usado.


Saiba os Principais Métodos de Desentupimento

Quando o entupimento ainda é parcial, mas já com vestígios de entupimento preocupante, é possível tomar algumas medidas que podem resolver o problema. Por exemplo, em ralos de pias entupidas.

O entupimento pode ser apenas superficial ou no máximo contido no fundo do sifão do encanamento. Nesse caso, a utilização de um arame, pode retirar os detritos visíveis e melhorar o escoamento da água. Outra dica é retirar.

O sifão e limpá-lo. Basta rosquear o anel de vedação e retirar o excesso de água em um balde, retirando o lixo e recolocando o sifão. Outra dica é fazer o mesmo com um arame nos ralos do chuveiro, lavanderia e quintal.

Tirando acúmulos de sabonete, cremes, lixo e grama. Quando o entupimento é mais profundo, ainda pode ser possível resolver a situação. Usar uma solução de bicarbonato de sódio com sal, vinagre e água quente.

Ajudam a amolecer e eliminar detritos que estejam mais maleáveis. Uma mangueira com uma pressão básica também pode ajudar a empurrar os detritos e movê-los, auxiliando na remoção das tubulações e abrindo espaço.

No vaso sanitário, caso exista um entupimento superficial, o desentupidor poderá ajudar, bastando fazer a sucção correta algumas vezes e dessa forma, mover os detritos presos por pressão. A utilização de Soda Cáustica.

É sempre advertida e desencorajada por profissionais e desentupidoras por ser mais agressiva as tubulações e oferecer riscos a saúde. A Soda Cáustica é um produto químico que pode ajudar a desobstruir encanamentos.

Com entupimentos leves, porém seu uso não deve ser regular e sempre na utilização, se atentar para os perigos com a saúde dos olhos e da pele. Quando nenhuma das alternativas for suficiente para resolver o entupimento.

Sendo a obstrução total, a única solução é solicitar o auxílio de uma desentupidora no bairro. Desentupidoras são empresas sérias que possuem recursos e profissionais preparados, que usam ferramentas e equipamentos.

De qualidade e alta precisão, na limpeza e desobstrução de tubulações de esgoto. A Desentupidora é a única forma de resolver entupimentos graves e oferecem serviço de qualidade com agilidade, limpeza e garantia de um esgoto.

You may also like