Como fazer a limpeza da caixa de esgoto

Como fazer a limpeza da caixa de esgoto

Como fazer a limpeza da caixa de esgoto, como já escrevemos um artigo aqui falando. Como limpar a caixa de esgoto, vamos mostrar como funciona.

Que são de certa forma parecidas. A caixa de esgoto ou de inspeção tem seu funcionamento parecido com a caixa de esgoto com a diferença de que a caixa de inspeção só recebe esgoto de locais que não possuem gordura.

Dentre esses locais podemos citar a área de serviço e os banheiros por exemplo. Este processo tem a finalidade de inspecionar ou verificar possíveis entupimentos dos encanamentos.


O que usar para desentupir caixa de esgoto

O ideal é fazer uma limpeza na sua caixa de esgoto pelo menos uma vez a cada como limpar a caixa de esgoto Como se trata de um serviço meio chato de se fazer, procure utilizar se de luvas para fazer o serviço.

Para desentupir caixa de esgoto ou caixa de inspeção levante a tampa observando se há detritos impedindo a passagem natural do esgoto.Se tiver retire o,e descarte em lixo orgânico. 

Uma dica que é sempre bem vinda e ajuda evitar o entupimento de canos de esgoto seria usar telas nos ralos para que não passe determinadas sujeiras que causam esses entupimentos indesejáveis.


Produto para desentupir caixa de esgoto

Uma alternativa que mantém caixa de esgoto sempre limpa é a utilização de um limpador biológico que funciona extremamente bem, principalmente para caixa de esgotos. Este tipo de produto reduz drasticamente o lodo.

Do esgoto mantendo sua caixa de esgoto, ralos, fossas sempre limpas e sem odores. Muitas pessoas utilizam bicarbonato de sódio para realizar a tarefa de desentupir canos. Eu particularmente depois que descobrir.

As enzimas adotei de uma vez por todas este produto. Aconselho muito que utilize este produto citado para manter sua caixa de esgoto sempre limpa evitando assim possíveis transtornos futuramente.


Tipos de Limpeza da caixa de esgoto

  • Manualmente, retirando todo o material com a mão ou concha
  • Contratando uma empresa que limpa fossas
  • Através de microorganismos (enzimas, etc)
  • O mais simples e mais recomendado é a limpeza manual.

Basta retirar a tampa da caixa de esgoto, coletar o material amarelado e sólido (tipo manteiga) com um saco plástico e colocar no lixo comum. Uma vez que só sobra líquido dentro da caixa, a limpeza está feita.

Existem, ainda, muitas empresas especializadas nesse tipo de serviço. Elas são especialmente requisitadas quando se trata de limpeza de caixas de gordura de prédios. Elas se utilizam de ferramentas e produtos químicos.

Já a limpeza com enzimas é realizada por meio de compostos biológicos capazes de degradar gorduras animal, vegetal e óleos. Sua vantagem é que é ecologicamente correta e atóxica.


Problemas Causados pelo Entupimento da caixa de esgoto

  • Mau cheiro
  • O vazamento da pia fica muito lento e demorado
  • Transbordamento da caixa de esgoto pela tampa
  • Promover a reprodução e infestação de baratas e outros insetos
  • Entupimento dos canos que estão conectados antes e depois da caixa de esgoto

Como Funciona a caixa de esgoto

A água da pia e as gorduras vão juntas para a caixa de esgoto. Chegando lá, como a gordura é mais leve, ela flutua, e a água fica embaixo. Nesta caixa existe uma parede separadora aproximadamente no meio.

Com uma passagem (abertura) embaixo por onde flui a água que segue para a tubulação de esgoto. Como consequência a gordura fica flutuando presa pela parede e não consegue escapar junto com a água.


Quais as causas mais comuns de entupimento de esgoto

Os encanamentos brasileiros são um pouco diferentes do resto do mundo, pois não aceita dejetos como papel higiênico que mesmo se desfazendo, pode se juntar com outros e criar grandes obstruções pelo caminho.

No geral, a gordura, papel higiênico e até algum produto como soda cáustica, podem ser os causadores de entupimentos no esgoto, e além da obstrução, ainda pode causar problemas como furos e gerar vazamentos.

Sérios na rede de esgoto. O ideal é que todo esgoto possua uma caixa de esgoto e ela seja limpa periodicamente para evitar entupimentos por conta da gordura e jamais descartar óleo usado no encanamento de esgoto.

Mas separando em garrafas a parte e levando em locais específicos que saibam como descartá-lo de forma correta e sustentável. Outra dica é jogar sempre papel higiênico e absorventes no lixo e jamais no vaso sanitário.

Também fazer a limpeza de canos próximos aos ralos como sifão da pia por exemplo, retira cabelo e outros objetos que possam dificultar a descida da água. Esses são apenas alguns exemplos do que é possível ser feito para evitar.

Que o encanamento do esgoto tenha problemas com entupimentos e garantir uma rede mais limpa e sem transtornos por mais tempo. Quando o entupimento do esgoto é algo simples, onde ainda se percebe.

Que a água desce, mesmo com certa dificuldade e não volta, é possível que algumas atitudes caseiras sejam suficientes para limpar e desobstruir por completo toda sujeira nas tubulações. Nas pias de banheiros e ralos.

É comum encontrar fios de cabelos que com o passar do tempo podem se entremear e dificultar a descida da água. Nesse caso, use um pedaço de arame e faça uma pequena viradinha na ponta e coloque no ralo.

Puxando todos os fios. Outra dica, é que se além de cabelo exista resto de sabonete e outras sujeiras, retire o sifão da pia e tire toda sujeira contida ali. O sifão tem um desenho sinuoso que por vezes pode concentrar sujeira.

Por que a força da água não foi forte o suficiente para retirá-la. Limpe e recoloque-o no lugar. Uma forma muito usada em pequenos entupimentos é a solução de vinagre com bicarbonato de sódio. A receita é a seguinte:

-2 xícaras de bicarbonato de sódio;
-4 xícaras de água fervente;
-1 xícara de vinagre branco.


Modo de usar:

Coloque uma xícara de bicarbonato de sódio e 2 xícaras de água fervente no ralo que está com a obstrução. Logo depois coloque a outra uma xícara de bicarbonato de sódio e agora 1 xícara de vinagre branco.

Feche o ralo e aguarde para que o barulho de efervescência acabe e depois coloque o restante de 2 xícaras de água fervente. Outra dica similar é usar apenas bicarbonato, água fervente e sal, pois o sal também possui.

Uma ação corrosiva quando junto ao bicarbonato. Para evitar entupimentos corriqueiros, é indicado o uso de água quente com detergente ao menos uma vez na semana.Essas são receitas antigas e indicadas.

Por qualquer encanador por serem eficientes e se o entupimento for algo simples que não esteja ocorrendo em outras áreas da casa. Caso todos os ralos e vaso sanitário estejam apresentando problemas de entupimento.


Jamais use soda cáustica

Quando é percebido que o entupimento é mais sério que um problema superficial, muitas pessoas optam pela Soda Cáustica, conhecida também como diabo verde. Esse produto é altamente corrosivo e perigoso.

Não sendo indicado para uso doméstico pelos males que podem causar para a vida das pessoas. Mas mesmo com todos os perigos, não é um produto proibido e muitas pessoas usam para desobstruir o esgoto.

Já que quando não existe problema como gordura por exemplo, ele pode ser eficiente. O problemas da Soda Cáustica é entrar em contato com a gordura, pois ao invés de desintegrá-la, ele pode transformá-la em uma pedra.

E deixar a situação desentupir esgoto residência ainda mais séria. Por questões de segurança e de menos transtornos com a rede de esgoto, jamais faça uso de Soda Cáustica e chame uma empresa especializada com profissionais qualificados.


Hidrojateamento – a solução profissional para desentupir esgoto

Depois de todas as dicas e indicações para desentupir esgoto residência, qual a melhor forma se o problema se tornou sério o bastante e não pode esperar por uma solução? A solução é o Hidrojateamento, um serviço especializado.

Que usa uma mangueira firme e potente e com água em grande pressão para limpar e desobstruir canos. O uso caseiro de mangueira para limpar canos pode ajudar num primeiro momento, mas se a situação.

Está mais séria e fora de controle, a única solução é buscando ajuda especializada e a utilização do serviço de Hidrojateamento que é eficiente e rápido para limpar por completo a rede de esgoto de sua casa.

Quando o esgoto entope não pode esperar, então livre-se desse grande problema com serviço especializado e eficiente de Hidrojateamento de uma desentupidora perto de você!

You may also like