Desentupimento de ralo banheiro

Desentupimento de ralo banheiro

Desentupimento de ralo banheiro, tem coisa pior que estar com o ralo do banheiro entupido? A água do banho não escoa.

O mau cheiro toma conta da casa e as dores de cabeça aparecem. Quer aprender como desentupir ralo de banheiro e se livrar do problema?  Por mais cuidadoso que você possa ser, o ralo do banheiro é sempre um alvo fácil.

Do entupimento. Isso porque, enquanto você toma banho, pelos e fios de cabelo descem ralo abaixo e acabam enroscados nas paredes dos canos e, com o acúmulo, podem formar grandes emaranhados e interromper.

Somado a isso, ainda tem a gordura e pequenos resíduos que saem do nosso corpo durante o banho, além de pedacinhos de sabonete e afins, que ao acumularem com os cabelos e pelos, impedem a passagem da água.


Como prevenir o entupimento do ralo do banheiro?

Apesar de não ter como impedir que esses resíduos escoem com a água, algumas ações simples podem ajudar a prevenir o entupimento do ralo. Uma forma é sempre que tomar banho, tirar os fios de cabelo.

Que ficaram parados no ralo e jogá-los no lixo. Não espere acumular vários dias para fazer isso, pois certamente mais fios conseguirão escorregar para os canos. É importante, também, que ao realizar a limpeza semanal.

No banheiro, você sempre remova a grade do ralo e retire todos os fios e resíduos que estiverem parados nela e ao redor do cano. Aproveite para lavar essa grade com a ajuda de uma escova, água e detergente líquido.

Além de ajudar a prevenir o entupimento, isso também colabora para manter o local mais limpo e longe do mau cheiro, ocasionado pela desintegração dos resíduos.


Como desentupir ralo de banheiro?

Existem alguns métodos caseiros que podem ser eficazes, caso o entupimento ainda não esteja tão agravado. Confira alguns que separamos para te ajudar a acabar com esse problema no seu banheiro.


Desentupir ralo com arame

A maioria dos entupimentos no ralo do banheiro são causados por resíduos orgânicos como pelos e cabelos. Por isso, para desentupir, você precisará removê-los do cano.


Como fazer?

– Pegue um arame e entorte a ponta para cima, formando um anzol;
– Retire a grade do ralo;
– Coloque o arame com cuidado dentro do cano e tente “pescar” os emaranhados de fios que estarão enrocados por ali. Se quiser, você pode utilizar uma lanterna para enxergar melhor o interior do cano e facilitar o trabalho;
– Por fim, jogue os resíduos encontrados no lixo e tampe novamente o ralo.


Desentupir ralo com o desentupidor

O desentupidor é sempre um ótimo aliado na hora do desentupimento, e no caso dos ralos não seria diferente.


Como fazer?

Com o ralo com água em volta, posicione o desentupidor em cima dele e faça movimentos para cima e para baixo, de 5 a 10 vezes, de modo que faça pressão. Essa pressão deverá desobstruir o encanamento e liberar a passagem.


Desentupir ralo com bicarbonato e vinagre

O bicarbonato e o vinagre são muito eficientes na hora de resolver problemas com entupimentos mais simples, quando são causados por resíduos orgânicos.


Como fazer?

– Em um recipiente, misture meio copo de bicarbonato e a mesma medida de vinagre;

– Despeje a mistura no ralo seco, tampe-o com um pano e espere cerca de 20 minutos para a reação química fazer efeito;

– Finalize despejando um litro de água quente de uma vez.

A ação da mistura fará com que os resíduos se desintegrem e passem mais facilmente cano abaixo, liberando a passagem da água.


Cuidado com produtos químicos

Tenha cuidado com produtos químicos! Muitos tutoriais na internet indicam o uso de produtos como soda cáustica para desentupimento. Porém, esses produtos costumam ter uma composição muito forte.


E se isso não resolver?

Se mesmo após fazer esses procedimentos, a água não escoar normalmente, provavelmente é um sinal de que o entupimento já está em um nível mais agravado. Por isso, é aconselhável que você solicite a visita.

De uma desentupidora especializada. As desentupidoras têm equipamentos adequados para solucionar problemas com entupimento de forma rápida e eficaz, sem danificar sua tubulação.


Como desentupir ralo de banheiro com desentupidor

O ralo do banheiro está sempre em risco de acabar entupindo. Apesar de ser menos comum do que na cozinha, por exemplo, os entupimentos nos ralos do banheiro são problemáticos e podem causar bastante transtorno.

Para a maioria das pessoas, principalmente na hora de tomar banho. O ralo do banheiro, quando bem feito, evita bastante entupimento por si só, tendo uma boa abertura para passagem de água.

E, quando tampado, segurando bastante dos objetos que poderiam obstruir o encanamento. Ainda assim, é possível que alguns dejetos acabem entupindo o ralo do banheiro. Para que você não tenha problemas na hora.

De desentupir o ralo,  está trazendo um passo a passo de como realizar o procedimento com o desentupidor, além de dias importantes para evitar o problema.


Por que o ralo do banheiro entope?

Enquanto a pia do banheiro pode entupir por causa de gordura, por exemplo, o maior vilão do ralo do banheiro é cabelo. Quando as pessoas tomam banho, cabelos e pelos acabam indo parar no ralo.

A maioria dos fios é levado pela água, mas alguns acabam ficando enroscados no ralo. Esses fios enroscados acabam facilitando que outros também enrosquem, aos poucos criando uma bola de pelo dentro do ralo.

Esses dejetos acabam obstruindo a passagem de água e podem causar entupimentos graves. Em casos mais avançados, o cabelo pode enroscar longe do ralo, já dentro do cano.

Esse é um dos tipos de entupimento mais difíceis de serem resolvidos quando não são detectados imediatamente. E não se engane achando que apenas as mulheres soltam cabelo o suficiente para entupir o ralo.

Qualquer pessoa que toma banho solta cabelo e por mais curto que seja, ele pode enroscar entro do ralo e causar um entupimento grave. Nem precisamos falar que se você dá banho em animais de estimação no banheiro.


Como evitar o entupimento do ralo do banheiro

Existem algumas dicas simples para evitar o entupimento do ralo. A primeira é evitar o máximo possível que cabelos entrem pelo ralo ou se acumulem. Ao limpar o ralo algumas vezes por mês você já pode cortar mal pela raiz.

Para quem quer ter ainda mais certeza de que os cabelos não vão para dentro do encanamento, existem ralos que possuem filtros que seguram esses dejetos e facilitam a limpeza.


Como desentupir o ralo do banheiro

Confira um guia passo-a-passo para você desentupir o ralo do banheiro. Na maioria das vezes esse não é um procedimento complicado, quando estamos lidando apenas com cabelo.


Primeiro passo – Abra a tampa do ralo

As tampas dos ralos dificilmente são parafusadas, porém, elas podem ser bem encaixas de seguradas na pressão. Por isso utilize uma chave de fenda, insira a ponta em uma das frestas do ralo e puxe para cima.


Segundo passo – Limpeza de dejetos

Nesse momento já será possível determinar o nível de entupimento do ralo. A caixinha do ralo pode estar cheia de cabelo e esse pode ser o problema. Utilize um alicate de bico ou pinça para remover todo o cabelo de dentro.

Do ralo e outros materiais sólidos que podem estar causando o problema. Caso o entupimento esteja focado nesse ponto, é possível que o problema seja resolvido a partir dessa etapa.


Terceiro passo – Usando um desentupidor

Se o entupimento está dentro o cano, o desentupidor pode resolver o problema de forma fácil. Para desentupir com a ferramenta, encaixe a ventosa de forma que cubra toda a entrada do ralo, lembre-se que se o chão e o ralo.

Estiverem com água o desentupidor funcionará melhor. Empurre o desentupidor algumas vezes para que a pressão criada possa liberar a passagem de água pelo cano. Se o desentupimento não for muito grave.

Provavelmente o desentupidor vai resolver o problema. Caso o desentupidor não tenha força para empurrar a obstrução, mas você consegue vê-la, uma boa ideia é tentar usar um arame como um gancho para puxar.