Preparar soda cáustica para desentupir cano

Preparar soda cáustica para desentupir cano

Preparar soda cáustica para desentupir cano. Quando os encanamentos de casa acabam entupindo normalmente o problema é relacionado com excesso de gordura.

Isso acaba restringindo (em alguns casos completamente) a passagem da água, é o que chamamos de cano entupido. Existem diversos métodos para proceder ao desentupimento dos canos, entre eles vale citar produtos como Soda Cáustica, Diabo Verde ou mesmo meios mecânicos como arames, máquinas para desentupir e outros.

Aqui vou dar duas dicas interessantes de como poderá potencializar os efeitos da soda cáustica sobre a gordura que está nos canos, assim tendo maiores chances de conseguir desentupir seu encanamento sem a necessidade de contratar um profissional.

Soda cáustica muito forte!

Se seu encanamento está completamente entupido e a água demora horas para passar, ou mesmo nem passa mais, o primeiro passo é deixar que o cano fique sem água (esperar a água baixar ou drenar).

Prepare normalmente a solução de soda cáustica com água quente e despeje no cano a ser desentupido, após isso despeje neste mesmo cano metade da quantidade de água com soda cáustica de vinagre (por exemplo, se usou 1 litro de soda castiça use meio litro de vinagre).

É normal que esta solução produza vapores (que podem irritar as vias aéreas) com mau cheiro e também espuma. Não tampe o ralo, é importante que estes gases tenham como sair de seu encanamento.

Este método fará com que toda a gordura que esteja na tubulação seja retirada, cerca de 3 horas depois abra a torneira para deixar a água fluir normalmente, se por acaso ainda assim não surtir efeito o melhor mesmo é chamar um profissional.

Soda cáustica forte!

Este método é bastante indicado para casos em que o entupimento ainda não está tão severo ou mesmo para casos em que não pretende produzir mau cheiro no ambiente. Não é tão forte quanto o anterior, mas também é forte.

O preparo da soda cáustica neste caso é muito simples, prepare a soda cáustica normalmente, após isso basta acrescentar um pouco de sal na solução, não exagere no sal, apenas um pouco será suficiente para tornar a solução ainda mais cáustica e corrosiva. Despeje a solução na tubulação e aguarde algumas horas até que faça efeito!

AVISO: Soda cáustica pode ocasionar acidentes graves, use luvas e óculos de proteção!

A maior parte dos entupimentos é causado por gorduras e acontece devido ao mau descarte do óleo de cozinha. Quando despejado no ralo da pia, forma uma camada gordurosa, que ao endurecer, diminui gradativamente o espaço de passagem para o fluxo de água, bloqueando por completo o escoamento.

A gordura é nociva ao meio ambiente e pode prejudicar toda a rede de esgotos da região. Portanto, é muito importante se livrar desses resíduos rapidamente e se possível, tomar ações para evitar o entupimento.

Como evitar entupimentos?

  • Evite jogar resíduos sólidos na pia, para que o cano não acumule gordura;
  • Armazene o óleo usado no preparo de comidas e entregue em pontos de coleta adequados. Não jogue na pia ou no vaso sanitário;
  • Faça uma limpeza em seus encanamentos, sempre que possível, jogando água quente uma vez por semana;

Dicas que auxiliam no desentupimento com gordura

  • Coloque um pouco de detergente no cano entupido;
  • Feche o registro para evitar que mais água passe pelo encanamento;
  • Deixe o detergente agir por alguns minutos e jogue água quente;
  • Tente usar a pressão da água da mangueira para empurrar a sujeira que acumulou;
  • Em casos mais complexos de entupimento, solicite ajuda profissional.

Conte com a ajuda de profissionais especializados, que irão analisar o local e o nível de gravidade do entupimento. Chamar uma desentupidora qualificada é sem dúvidas a forma mais eficaz de resolver e evitar esse tipo de inconveniente. A Construsul Desentupidora Porto Alegre dispõe de profissionais especializados que irão te auxiliar da melhor forma possível, de acordo com a sua necessidade. Fale conosco!


You may also like